Notícias

Eleição será em 27 de novembro, com votação e apuração por sistema eletrônico

Nos meses de setembro e outubro, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) recebeu os candidatos à Reitoria da USP para a série de encontros “Conversa com os Reitoráveis”, iniciativa que teve como objetivo aproximar a comunidade acadêmica das propostas das três chapas inscritas no processo eleitoral de 2025.

As sessões, realizadas na Sala da Congregação, reuniram docentes, estudantes e servidores para ouvir as apresentações das chapas e participar de um diálogo sobre os planos de gestão e as perspectivas para o futuro da Universidade.

A primeira conversa ocorreu no dia 26 de setembro e contou com a presença do Prof. Dr. Aluísio Augusto Cotrim Segurado (Faculdade de Medicina), candidato a reitor, e da Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci (Escola Politécnica), candidata a vice-reitora, integrantes da Chapa USP pelas Pessoas.

No dia 3 de outubro, foi a vez da Chapa Nossa USP, representada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Duarte Lanna (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design), candidata a reitora, e pelo Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira (Instituto de Química), candidato a vice-reitor.

Encerrando o ciclo de encontros, em 16 de outubro a FMUSP recebeu o Prof. Dr. Marcílio Alves (Escola Politécnica), candidato a reitor, e a Profa. Dra. Silvia Pereira de Castro Casa Nova (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária), candidata a vice-reitora, da Chapa USP Novo Tempo.

Durante as apresentações, os candidatos apresentaram suas propostas de gestão e responderam a perguntas enviadas previamente pela comunidade, abordando temas como inovação acadêmica, inclusão, sustentabilidade, financiamento, bem-estar universitário e valorização de docentes e servidores.

Para a Profa. Dra. Eloisa Bonfá, diretora da FMUSP, o processo eleitoral é um momento essencial de reflexão coletiva sobre o futuro da Universidade e de fortalecimento da cultura democrática que marca a USP. “A FMUSP se orgulha de participar ativamente desse processo, abrindo espaço para o diálogo e a escuta de diferentes perspectivas. É fundamental que nossa comunidade se envolva, questione e contribua com ideias, já que as decisões tomadas neste momento definem os rumos da Universidade nos próximos anos”, destaca a diretora.

A eleição para reitor e vice-reitor da USP ocorrerá em 27 de novembro de 2025, em turno único, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e apuração. A nova gestão assumirá em 25 de janeiro de 2026, com mandato de quatro anos.




Assessoria de Comunicação e Imprensa

Telefone: (11) 3061-7694 | E-mail: imprensa@fm.usp.br